sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

No aniversário de Sandro Damilano

Sandro Damilano com Shocai Du quando da renovação
 do contrato 
com a Federação Chinesa de Atletismo.
Foto: La Stampa
Sandro Damilano, um dos mais destacados treinadores mundiais de marcha da atualidade, faz hoje 67 anos, razão pela qual a equipa do blogue «O Marchador» lhe envia os parabéns!

Com uma carreira de mais de 40 anos ligada à marcha atlética, começou por treinar os seus irmãos em meados dos anos 70, os gémeos Giorgio e Maurizio tendo este obtido grande sucesso na sua carreira desportiva, destacando-se especialmente nos 20 km marcha com o título olímpico nos Jogos de Moscovo em 1980 e os dois títulos mundiais consecutivos obtidos nos campeonatos de Roma, em 1987, e de Tóquio, em 1991.

Em 1981 Sandro Damilano iniciou uma ligação com a federação italiana de atletismo (FIDAL) tendo exercido a função de técnico nacional de marcha entre 1990 e 2000 que se prolongaria ainda até 2011 ano em que aceitou estabelecer um compromisso com a federação chinesa de atletismo ao orientar tecnicamente a sua seleção de marcha.

O trabalho realizado com os melhores marchadores da China nos últimos seis anos viria a ser coroado de êxitos tendo sido obtidas várias medalhas nos últimos campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos o que nenhuma outra disciplina havia antes conseguido. De tal modo foi apreciado o seu trabalho que os dirigentes da federação chinesa renovaram recentemente o seu contrato prolongando-o até aos Jogos de Tóquio 2020. 

Com mais de 25 medalhas ganhas pelos atletas por si treinados e considerando somente as obtidas em Jogos Olímpicos, Campeonatos e Taças do Mundo, o técnico italiano tem, de facto, um currículo invejável. Espera-o agora a tarefa de orientar tecnicamente, coadjuvado pelo vice-campeão olímpico de Londres nos 50 km, Si Tiafeng, um grupo de elite chinês, composto de 8 a 12 atletas (mas o potencial é enorme) do qual já não fará parte a campeã mundial e olímpica Liu Hong. A maior parte das sessões de treino terá lugar no Centro de Alto Rendimento de Saluzzo (Itália), acreditado pela IAAF para a marcha atlética.

Tanti auguri carissimo Sandro!