sábado, 6 de maio de 2017

Hong Kong com presença inédita nos mundiais de atletismo em provas de marcha

Sai Nga Ching após a prova de Békéscsaba.
Foto: fb da própria
Sai Nga Ching, durante vários anos, acalentou o sonho de estar presente nuns mundiais de atletismo ou numas olimpíadas, chegando agora a um passo decisivo para o efeito ao obter há uma semana, nos campeonatos nacionais da Hungria, a marca de 1:35:15 na prova dos 20 km marcha, abaixo do patamar exigido pela Federação Internacional de Atletismo para competir nos mundiais de Londres, em Agosto próximo.

Ching, de 30 anos de idade (completou-os a 11 de fevereiro deste ano), bateu o recorde nacional de Hong Kong (Região Administrativa Especial da China que possui um alto grau de autonomia), de que ela própria era a detentora. É estudante na Universidade de Lindenwood, no Missouri.

No ano passado, a atleta de Hong Kong tentara a marca de acesso aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e de facto conseguiu o tempo exigido ao realizar os 20 km em 1:35:38, que constituiu então recorde do seu país, mas a marca não foi homologada para o efeito já que para as provas da especialidade, no caso concreto de obtenção de mínimos para um daqueles dois grandes eventos internacionais já referidos, é exigível a presença de, pelo menos, três juízes internacionais de marcha, entre outros requisitos prévios. E a competição, organizada por uma coletividade desportiva nos EUA, não reuniu as condições estabelecidas.

É a primeira vez que uma representante de Hong Kong competirá nuns campeonatos mundiais de atletismo, cuja primeira edição foi levada a efeito em 1983, em Helsínquia (o nosso marchador José Pinto aí esteve). Em Jogos Olímpicos, a única presença de um marchador daquele país foi registada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, com a participação de So Kam Tong, nos 50 km, alcançando o tempo de 5:07:53, o que correspondeu à posição 31 entre 34 concorrentes.

Note-se que ao nível mais elevado do ajuizamento na estrutura da IAAF, Hong Kong dispõe de dois juízes internacionais no painel (nível III) de 25 elementos: Man Chun Yeung e Wang Tak Fung (também medidor do painel internacional). Da China, um único membro: Colin Fee.