segunda-feira, 1 de maio de 2017

Inês Henriques faz hoje anos!

Inês Henriques
Foto: É Ribatejo
A atleta olímpica Inês Henriques, natural de Santarém, completa hoje 37 primaveras, aniversário pelo qual a equipa de “O Marchador” lhe endereça os PARABÉNS!

Com uma longa carreira competitiva, que se iniciou aos 12 anos de idade, sempre sob orientação técnica de Jorge Miguel, a marchadora do Clube de Natação de Rio Maior, que teve a sua estreia internacional há 21 anos, nos campeonatos mundiais de juniores, em Sydney, esteve presente em três edições dos Jogos Olímpicos (2004, 2012 e 2016) e integrou excelentes seleções femininas nos 20 km marcha, com resultados de muita qualidade, quer em Taças da Europa, quer em Taças do Mundo e, aqui, saliente-se o decisivo contributo para o título que Portugal obteve na edição de 2010.

São raríssimos os casos de atletas que conseguiram, no seu percurso desportivo, vencer em todos os escalões etários dos campeonatos nacionais de marcha, em estrada (no caso dos escalões de infantis e de iniciados, com outra denominação). Ora, Inês Henriques foi uma dessas atletas protagonizando semelhante feito nos vários escalões do Olímpico Jovem.

Recentemente, no Grande Prémio Internacional de Rio Maior, completou a sua centésima prova na distância de 20 km (1999-2017). Antes, em janeiro, obtivera a melhor marca mundial realizada por uma atleta feminina na distância dos 50 km marcha, com o tempo de 4:08:26 (resultado que aguarda a homologação, por parte da IAAF, como recorde do mundo).

Certamente que o seu grande objetivo da época se centrará nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, a realizar em agosto próximo, em Londres. Agora, foi selecionada para a prova dos 20 km da Taça da Europa de Marcha (com Ana Cabecinha e Mara Ribeiro), evento que terá lugar em Podebrady, na República Checa, a 21 deste mês.