sábado, 13 de maio de 2017

O Brasil na Copa Pan-americana de Marcha Atlética

A seleção brasileira em Lima, Peru.
Foto: facebook Marcha Atlética - Brasil
A Seleção do Brasil já se encontra em Lima, no Peru, onde participará este fim-de-semana na décima sétima edição da Copa Pan-americana de Marcha Atlética, com seis atletas que foram escolhidos aquando da realização da Copa Brasil, no dia 5 de março, na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo.

Nos 20 km masculinos, Caio Bonfim, de 26 anos, de Brasília (CASO), é o atleta de referência da seleção brasileira e um dos mais cotados internacionalmente, de todos quantos participam na Copa Pan-Americana. É recordista do seu país com a marca de 1:19:42, fruto da excelente quarta posição alcançada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Nesses mesmos Jogos, marcantes para o atleta brasileiro, este haveria de bater um outro recorde nacional - o dos 50 km, com o tempo de 3:47:02. É orientado tecnicamente por João Sena Bonfim e Gianetti Bonfim.

Nos 50 km masculinos, José Alessandro Bagio, de 36 anos, de Santa Catarina (AABLU), obteve a qualificação para Lima em março ao sagrar-se, este ano, campeão nacional na distância. Tem um recorde pessoal de 4:02:36 (2010). Quase toda a sua carreira internacional foi pautada pela participação em provas de 20 km, nas quais representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008), ambas classificando-se na posição 14. É orientado tecnicamente por Sérgio Galdino.

Nos 10 km masculinos Sub-20, Murilo Coutinho Ribeiro, de apenas 16 anos, é de Colombo, Paraná. Realizou 48:29 na Copa Brasil mas o seu principal objetivo em Lima é o de realizar os mínimos que lhe darão acesso ao mundial de jovens, que este ano terá lugar em Nairobi, no Quénia. Apoiado pela Prefeitura de Colombo, liderada por Beti Pavin, está integrado no seu Projeto “Atletismo Por Um Futuro Melhor”, recebendo uma bolsa que lhe permite usufruir de melhores condições de treino e alimentação. É orientado tecnicamente por Sidmar Gielow.

Nos 20 km femininos, Liliane Priscila Barbosa (ABC-Distrito Federal), de 27 anos, (comemorará o aniversário a 25 deste mês), possui um recorde pessoal na distância de 1:39:33, tempo obtido no Grande Prémio Internacional de Rio Maior, a 1 de abril deste ano. No ano passado integrou a seleção brasileira nos mundiais de nações, em Roma. É orientada tecnicamente por Hermínio Nunes.

Nos 50 km femininos, Nair da Rosa, de 37 anos, de Santa Catarina (AABLU), que em março bateu o recorde nacional na distância, com 5:13:48, de que era detentora a percursora Edilaine Rech, apresta-se para realizar a segunda prova de 50 km em pouco mais de dois meses. Quem sabe se, na perspetiva desta ex-maratonista, estará no seu horizonte a quebra de um novo recorde nacional. É orientada tecnicamente por Sérgio Galdino.

Nos 10 km femininos Sub-20, Tatiana de Morais Pereira, de São Paulo (ABDA), que assegurou o lugar na seleção com o título conquistado em Bragança Paulista, já representara o Brasil, em 2016, no Campeonato Sul-americano Sub-18, disputado na Argentina. É orientada tecnicamente por Neto Gonçalves.