segunda-feira, 22 de maio de 2017

Smerdova e Espanha impõem-se nas juniores em Podebrady

Yana Smerdova corta a meta, vencendo os 10 km juniores
femininos da Taça da Europa de Marcha de Podebrady
A atleta neutra de nacionalidade russa Yana Smerdova venceu esta tarde a prova de 10 km juniores femininos da Taça da Europa de Marcha Atlética, em Podebrady (Rep. Checa), impondo-se na parte final da competição e terminando com um novo recorde pessoal de 46.39 m. Numa prova com emoção até final, o pódio foi completado pela turca Meryem Bekmez (46.48) e pela alemã Teresa Zurek (46.51), ambas também com novos máximos pessoais, o que de resto sucedeu com quase todas as atletas classificadas. Com um desempenho de grande nível, as portuguesas Inês Reis e Carolina Costa chegaram nas oitava e décima posições, assegurando o quarto lugar para a formação portuguesa, atrás da Espanha, da Grécia e da Alemanha.

A prova teve ainda numa fase inicial a formação de um quarteto na frente, com Zurek, Bekmez, Smerdova e a finlandesa Enni Nurmi, mas a escandinava acabaria por ceder perto dos quatro quilómetros, entrando em queda livre na classificação. A meio da prova, o pódio estava definido, passando o trio da frente com 23.38 m. Nessa fase, as duas portuguesas estavam a par do trio de espanholas num bloco colectivo seguido de outro bloco, o grego, todas na perseguição às da liderança, a 35 segundos de distância.

No sexto quilómetro, portuguesas, espanholas e gregas estavam já juntas, alcançando e passando Nurmi e assumindo a luta pela vitória colectiva. No entanto, as espanholas, lideradas por Marina Peña, e as gregas, rebocadas por Sofia Alikonioti, revelaram-se mais capazes que Inês Reis e Carolina Costa, que acabaram por ceder e perder o comboio das colegas de pugna.

Só na fase final a prova veio a ter novos desenvolvimentos, com Yana Smerdova, sempre a mais discreta do grupo da frente, a desferir um ataque poderoso à entrada para a última volta e a ganhar a vantagem necessária para assegurar o primeiro lugar. Claramente surpreendidas pela determinação da russa, Zurek e Bekmez ficaram incapazes de responder, vindo a turca a impor-se no «sprint» final para garantir o segundo posto.

Fora do pódio, Peña impôs-se a Alikanioti na luta pelo quarto lugar, o mesmo fazendo Irene Montejo com Dimitra Bohóri, reservando para a Espanha a medalha de ouro colectiva. A Grécia ficou em segundo lugar, enquanto a Alemanha, beneficiando do terceiro posto de Zurek, conseguia o terceiro lugar, adiante de Portugal.

Classificação
10 km juniores femininos
1.ª, Yana Smerdova (neutra), 46.39
2.ª, Meryem Bekmez (Turquia), 46.48
3.ª, Teresa Zurek (Alemanha), 46.51
4.ª, Marina Peña (Espanha), 48.02
5.ª, Sofia Alikanioti (Grécia), 48.16
6.ª, Irene Montejo (Espanha), 48.35
7.ª, Dimitra Bohóri(Grécia), 48.45
8.ª, Inês Reis (Portugal), 48.48
9.ª, Antia Chamosa (Espanha), 48.52
10.ª, Carolina Costa (Portugal), 49.15

Por equipas
1.ª, Espanha, 10 pontos
2.ª, Grécia, 12
3.ª, Alemanha, 14
4.ª, Portugal, 18

Resultados completos aqui.