quinta-feira, 21 de setembro de 2017

De Volta ao Lago Taihu, na China

Fotos: 51SAI e O Marchador.
A espetacular Volta ao Lago Taihu (China), em marcha atlética, na região de Xuzhong, província de Suzhou, vai ter lugar este mês, com a realização de quatro etapas em dias seguidos (24 a 27), na distância global de 50,5 quilómetros, com cenários lindíssimos e a participação garantida de vários dos medalhados nos recentes mundiais de Londres, até porque a organização do evento colocará à disposição dos melhores atletas (os melhores do ranking mundial terão as despesas de viagem e alojamento pagas), prémios monetários de elevado montante.

Salvo o caso dos atletas chineses, que constituirão as suas próprias equipas, os atletas de outras nacionalidades juntar-se-ão em equipas mistas. O prémio monetário a atribuir às primeiras seis equipas é de cerca de 105 mil euros. No plano individual, apurada a classificação final, os 10 primeiros receberão o montante global de 64 mil euros (os primeiros masculino e feminino cerca de 8,500 euros). Em cada uma das quatro etapas, serão entregues aos 15 primeiros classificados cerca de 9.000 euros, recebendo ainda o “camisola amarela”, em cada uma das quatro etapas, aproximadamente, 900 euros. A par disto tudo, e como incentivo à participação dos jovens atletas chineses, as 6 primeiras equipas receberão um prémio de 183,000 euros.

Vários dos melhores atletas mundiais não interromperam os treinos após Londres para se apresentarem em boas condições físicas para estas exigentes competições da China, cuja primeira etapa terá a distância de 20 km, percorrida em redor do belo Lago Taihu. Neste dia terá lugar também uma caminhada que, no ano passado, envolveu a participação de 15.000 concorrentes. No segundo dia, haverá uma prova de 10 km, a realizar no centro citadino de Mudu. Depois, uma outra de 10,5 km, em Yuanboyuan e, finalmente, na última etapa, uma volta à região de Dongshan, na distância de 10 km. São muitos os milhares de pessoas que aplaudirão os atletas à sua passagem.  

Não se espera a presença de atletas portugueses (Ana Cabecinha, Inês Henriques e João Vieira teriam, certamente, condições vantajosas, face ao posicionamento no ranking mundial) o que, a confirmar-se, seria a primeira vez que tal aconteceria desde que em 2013 teve lugar a primeira edição do evento. Recorde-se que, entre outros, Susana Feitor participou nas três primeiras edições, Ana Cabecinha na primeira e última edições, Inês Henriques nas duas primeiras, e João Vieira na primeira.

Sem portugueses, assinalaremos, contudo, a participação dos dois mais credenciados atletas brasileiros da atualidade. Caio Bonfim (medalha de bronze nos 20 km dos mundiais de Londres) e Erica Sena (quarta nos mundiais e vencedora do Circuito Mundial da IAAF). Estarão apoiados pelos seus treinadores, Caio com Gianetti Bonfim (mãe) e Erica com Andrés Chocho (marido). E as suas equipas são, teoricamente, candidatas a lugares no pódio. Ele, que já fez parte da equipa vencedora do ano passado, terá a companhia de Andrés Chocho (Equador), Levogang Change (África do Sul) e Ever Palma (México). Ela terá como parceiras, Lorena Arenas (Colômbia) e Kimberly García (Perú).

O regulamento do evento pode ser encontrado aqui.