sábado, 2 de setembro de 2017

Jogos Nacionais da China arrancaram em Tianjin

Imagens da exuberante cerimónia de abertura.
Fotos: Xinhua. Montagem: O Marchador
Os 13.os Jogos Nacionais da China, uns autênticos Jogos Olímpicos em miniatura, tiveram a sua cerimónia de abertura este domingo, no Estádio do Centro Olímpico de Tianjin, cidade que dista 113 quilómetros da capital do país, Pequim. O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach (Pequim acolherá os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022), foram algumas das altas individualidades presentes na cerimónia.

Os Jogos Nacionais (realizados a cada quatro anos) decorrerão até ao dia 8 de setembro e terão provas de marcha do programa olímpico (20 km masculinos e femininos e 50 km masculinos), agendadas para os dias 3, 4 e 7. Os atletas representarão as seleções provinciais e os melhores classificados terão proveitos económicos realmente substanciais.

Prevê-se a participação de todos os marchadores que competiram nos mundiais de Londres e ainda dos melhores especialistas de 50 km, ausentes da capital britânica para apostarem nos Jogos. Para alguns, poderá ainda constituir a oportunidade de virem a integrar a seleção chinesa que tem a sua base de treino no Centro de Alto Rendimento de Saluzzo, em Itália (creditado pela IAAF) e que, como é sabido, está sob orientação técnica do credenciado treinador italiano Sandro Damilano, cujos atletas têm tido excelentes prestações nas últimas edições de Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos. 

A grandiosa Aldeia dos 13.os Jogos Nacionais da China, que abrangerá uma área de 32 hectares, comportará 81 edifícios, divididos por três áreas independentes (atletas, oficiais e jornalistas), e alojará 18.000 pessoas. São cerca de 800 os voluntários para os Jogos.

Foram convidados a atuar nas provas de marcha juízes internacionais do painel de nível mais elevado da IAAF, a que se juntarão os internacionais do país anfitrião. Estão confirmadas as presenças do português José Dias, da australiana Kirsten Crocker, do holandês Hans van der Knaap, do norte-americano Reginald Weissglas, da juíza de Hong-Kong, Man Chun Yeung (Echo) e do juiz das Ilhas Maurícias, Jola Moonkess.

Nos últimos Jogos Nacionais, realizados em Liaoning, em 2013, Lu Xiuzhi (1.27.53) e Wang Zhen (1.19.54) triunfaram na prova dos 20 km, e Wu Qianlong (3.51.35) na prova dos 50 km masculinos.