sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Memorial Jerzy Hausleber recebe etapa do Challenge Mundial da IAAF

Cartaz do evento e as consagradas Lupita González, Ana Cabecinha
e Inês Henriques. Fotos: Ovaciones e INDE-Nuevo León
Montagem: O Marchador
Pela segunda vez a cidade mexicana de Monterrey vai acolher uma etapa do Challenge Mundial da IAAF, evento que vai ter lugar neste fim-de-semana (24 e 25), num circuito localizado em Acero del Parque Fundidora, prevendo-se a participação de cerca de 250 marchadores, em representação de 22 países, com destaque para as provas de 20 e 50 km marcha e é um tributo à memória de Jerzy Hausleber, o pai da marcha atlética mexicana, treinador e mentor de vários medalhados olímpicos na disciplina tais como Jose Pedraza, Daniel Bautista, Ernesto Canto, Raúl González, Carlos Mercenario, Bernardo Segura, Joel Sanchez e Noe Hernandez.

Daniel Bautista, campeão olímpico nos 20 km marcha dos Jogos de Montreal, em 1976, que é natural da região, será distinguido pelos organizadores do evento. No sábado terão lugar os 20 km masculinos, pelas 14:00 horas, e os 20 km femininos, pelas 16:00 horas, enquanto no domingo, pelas 07:00 horas, será dado o tiro de partida para a competição dos 50 km marcha masculinos e femininos.

Há a destacar a presença de muitas figuras de primeiro plano mundial, nomeadamente, a portuguesa Inês Henriques, medalha de ouro nos 50 km marcha dos mundiais de Londres, em 2017 e recordista mundial na distância, a mexicana Guadalupe González, medalha de prata nos 20 km do Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o brasileiro Caio Bonfim, bronze nos 50 km de Londres, o espanhol Miguel Ángel López, medalha de ouro nos 20 km dos mundiais de Pequim, em 2015, e ainda a portuguesa Ana Cabecinha, a brasileira Erica de Sena, o canadiano Evan Dunfee, o sul-africano Lebogang Shange (esteve recentemente a estagiar no Algarve), entre vários outros.

Os prémios monetários em disputa são interessantes para a marcha atlética com os vencedores (masculino e feminino) a receberem importâncias na ordem dos 4.000 euros, os segundos 3.300 euros e os terceiros 2.500 euros, sendo ainda contemplados os classificados até ao 8.º lugar. Além de Ana Cabecinha e Inês Henriques, outros atletas portugueses estão inscritos para as provas de 20 km de Monterrey, nomeadamente, Edna Barros, Mara Ribeiro, Miguel Carvalho e Miguel Rodrigues.

Assistirá ao evento o italiano Maurizio Damilano, presidente do Comité de Marcha da IAAF. Cándido Vélez (Porto Rico) será o delegado nomeado pela IAAF. Os juízes internacionais de marcha indicados para a competição são: Carlos Barrios (Guatemala), Daniel Michaud (Canadá), Gary Westerfield (EUA), Isaac Vargas (Costa Rica), Ricardo Servín (México), Manuel Calderón (Panamá), Rolando Ábrego (São Salvador) e Humberto del Toro (México).

Uma lista de inscrições (provisória) está disponível no «site» da FMAA, aqui.