sábado, 17 de fevereiro de 2018

Sobradinho recebe a Copa Brasil em homenagem a Caio Bonfim

Cartaz do evento. Montagem: O Marchador
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Federação de Atletismo do Distrito Federal vão organizar conjuntamente a Copa Brasil de Marcha Atlética 2018 em Sobradinho, cidade-satélite de Brasília, no próximo domingo (18), prevendo-se a participação de uma centena de atletas em representação de 25 clubes de todas as regiões do país.

O programa-horário incluirá, no período da manhã, provas de 35 km seniores masculinos e femininos substituindo, a título excecional, os 50 km, e ainda provas para os escalões Sub-16 (5 masc. e 3 km fem.) e Sub-20 (10 km para ambos os sexos). Da parte da tarde realizar-se-ão as provas de 20 km (seniores masculinos e femininos) e de 5 km femininos e 10 km masculinos (Sub-18).

Caio Oliveira de Sena Bonfim, de 26 anos, que partirá para o mais do que previsível sétimo título nacional consecutivo na distância dos 20 km marcha, será o principal foco de atenções da jornada de marcha atlética, a realizar precisamente na sua terra natal, numa mais que justa homenagem da CBAT ao único medalhado brasileiro nos mundiais de Londres 2017.

Recordista nacional das duas distâncias olímpicas, os 20 km, com 1:19:04, e os 50 km, com 3:47:02, tempos conseguidos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, correspondendo a excelentes classificações, Caio Bonfim é treinado pelos seus pais, João Sena Bonfim e Gianetti Bonfim, sendo que a mãe, uma antiga marchadora, venceu por sete vezes o Troféu Brasil.

No setor feminino, Cisiane Dutra Lopes, de Pernambuco, tentará conquistar o seu sétimo título nos 20 km marcha. Para Vanthauze Marques, treinador (e marido) da atleta, o objetivo é apurar-se para o Campeonato Sul-americano de Marcha Atlética, que se disputará nos dias 10 e 11 de março, em Sucuá, no Equador. Os 50 km serão a próxima prioridade marchadora da pernambucana, provavelmente ainda este ano.

Nos 35 km marcha femininos, a principal favorita é Nair da Rosa que nos últimos mundiais de atletismo foi 5.ª classificada na prova dos 50 km marcha. Representando a Associação de Atletismo de Blumenau (AABLU), que está sediada numa das regiões do Brasil onde a especialidade tem um forte impacto – Santa Catarina. A atleta de Iguaçu partirá também com a intenção de se classificar para o Sul-americano da especialidade pensando depois em horizontes mais alargados, nomeadamente, o Mundial de Nações, ela que detém o recorde sul-americano dos 50 km marcha, com a marca de 4:39:28 (11.ª do ranking mundial de 2017).