sábado, 24 de março de 2018

27.ª edição do Grande Prémio Internacional de Rio Maior


Cartaz da organização. Montagem: O Marchador
É já daqui a 15 dias (sábado, 7 de abril), que a cidade de Rio Maior receberá a fina flor da marcha atlética mundial, numa das etapas do 16.º Challenge Mundial de Marcha da Federação Internacional de Atletismo, competição que terá lugar no centro da cidade, num circuito de 1 km e que já é uma das mais antigas de quantas integram o circuito da IAAF.

Provas de caráter promocional serão realizadas a partir das 15:30 horas, em que será também assinalado o Dia Mundial da Saúde com a realização de diversas atividades no jardim municipal (contíguo ao circuito). As provas internacionais estão agendadas para as 17:30 horas, com a partida das participantes nos 20 km femininos (juntando-se os 10 km juniores femininos), e às 17:42 horas com o tiro de partida para a prova masculina dos 20 km (partida à mesma hora dos 10 km juniores).

A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Rio Maior, da Desmor, EM, SA e do Clube de Natação de Rio Maior, e contará com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Lisboa. As grandes figuras na história do evento são, naturalmente, Susana Feitor, que em 1990 conquistou o título mundial de juniores (Sub-20), Inês Henriques, que no ano passado se sagrou campeã mundial na prova dos 50 km marcha, da qual é detentora do recorde mundial, e Jorge Miguel, treinador de ambas as atletas e a alma mater do Grande Prémio.

As competições internacionais serão ajuizadas por juízes dos painéis da IAAF (níveis III e II) de cinco diferentes nacionalidades. Jane Saville, da Austrália, que nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, ganhou a medalha de bronze na prova dos 20 km marcha, atualmente membro do Comité de Marcha da IAAF, é a delegada do evento, nomeada pela Federação Internacional de Atletismo.