sábado, 17 de março de 2018

Francis Genson e os Campeonatos de França de Marcha em Mérignac

Francis Genson e o cartaz dos campeonatos em Mérignac.
Foto: Emmanuel Tardi. Montagem: O Marchador

A poucos dias da realização dos Campeonatos de França de Marcha em Mérignac (18/3), foi com muito pesar que soubemos do falecimento de Francis Genson, médico da seleção nacional francesa que durante anos acompanhou os seus marchadores em competições nacionais e internacionais. Figura incontornável e de forte personalidade, reconhecido e admirado por todos, Francis «sabia como falar com cada um de nós», como referiu Yohann Diniz em «post» publicado no facebook. «O Marchador» expressa as suas condolências à família, e à comunidade da marcha atlética francesa.

Entretanto, Diniz, em recuperação de um problema físico ocorrido em Dezembro passado e que não tinha previsto participar nos campeonatos, decidiu alinhar na prova dos 20 km apenas e com o intuito de prestar homenagem a Francis Genson.

O programa dos campeonatos, importantes para a decisão do selecionado francês com vista ao Campeonato do Mundo de Seleções (Taicang, 5/6 Maio), abre com a prova de 50 km masculinos e femininos às 8 horas, e 15 minutos será dada a partida dos 20 km masculinos. Pelas 10.15 horas será a vez da prova feminina sobre 20 km.

Nos 50 km, com estreantes, um deles é sub-23 Jean Blancheteau, estão inscritos 17 masculinos e 4 femininos, prevendo-se uma distância intermédia de 35 km para outros 5 atletas. Nos 20 km serão 33 os atletas masculinos e 38 femininos, com vários dos melhores atletas nacionais, entre outros (e referenciados no site da Federação Francesa de Atletismo), Kevin Campion, Aurélien Quinion, Gabriel Bordier, Fabien Bernabé, nos masculinos, e Emilie Menuet, Marine Quennehen, Amandine Marcou, Corinne Baudoin e Lucie Auffret, nos femininos.

As listas de atletas qualificados estão disponíveis aqui.

Em simultâneo com os campeonatos decorrerá um «Critério da Primavera» com provas para os mais jovens sobre 10, 5 e 3 km.