quarta-feira, 28 de março de 2018

Seleção de Espanha para os Mundiais de Taicang

García Bragado nos recentes campeonatos de 50 km em Burjassot.
Foto: Federico Gomez/Miguelez Team
Montagem: O Marchador

25 marchadores espanhóis foram selecionados pelo Comité Técnico da Real Federação Espanhola de Atletismo para representarem a seleção nacional no Campeonato do Mundo de Marcha de Seleções, que terá lugar na cidade chinesa de Taicang, nos dias 5 e 6 de maio próximo, decisão tomada após a realização dos Campeonatos de Espanha de 20 e 50 km marcha.

Nos 20 km masculinos, os cinco componentes (número máximo permitido) são: Miguel Ángel López (campeão do mundo em 2015), Álvaro Martín (tricampeão espanhol e medalha de bronze em Roma’2016), Diego García, Luis Alberto Amezcua e Manuel Bermúdez, todos nomes com créditos firmados e que podem levar o país vizinho ao pódio coletivo. Nos 10 km Sub-20 teremos Pedro Conesa, Álvaro López e José Manuel Pérez, que conquistou a medalha de prata nos últimos Campeonatos da Europa da categoria, em pista.

Nos 20 km femininos, também com equipa completa, integram a seleção María Pérez, a atual campeã nacional, Laura García-Caro, Amanda Cano, Raquel González e Lidia Sánchez-Puebla. Nos 10 km Sub-20 foram selecionadas Antia Chamosa, Marina Peña e Mariona García.

Nos 50 km femininos, a grande novidade nos mundiais de seleções, a Espanha apresenta-se com uma equipa de quatro mulheres, que poderá ambicionar a uma histórica medalha coletiva. São elas, a campeã e recordista nacional, Julia Takacs, Ainhoa Pinedo, Mar Juárez e María Larios (ex-recordista nacional).

Nos 50 km masculinos, a Espanha conta com Marc Tur (campeão nacional), José Ignacio Díaz, Pablo Oliva, Benjamín Sánchez e aquele que é, sem dúvida, o grande nome da delegação espanhola a Taicang, Jesús Ángel García Bragado (48 anos de idade). Podólogo de profissão, é o único atleta no mundo que participou em 7 edições dos Jogos Olímpicos e em 12 Campeonatos Mundiais de Atletismo, nos quais numa alcançou uma medalha de ouro. Em Taças do Mundo, sempre na distância de 50 km, estreou-se em Monterrey (1993), classificando-se na segunda posição. De resto, no seu impressionante curriculum, destaca-se a obtenção, em grandes eventos internacionais de Seleções, de 5 medalhas de ouro, 8 de prata e uma de bronze.

Manuel Jiménez Panal, juiz de Marcha do Painel Nacional “A”, da região da Andaluzia, foi o escolhido pela RFEA para integrar a comitiva espanhola, na qualidade de Juiz Observador.