segunda-feira, 23 de abril de 2018

Japão no Mundial de Seleções de Marcha 2018

Imagens: IAAF e Walls Cover. Montagem: O Marchador

São 20 os atletas que constituem a seleção nacional do Japão para os Campeonatos Mundiais de Seleções de Marcha, que decorrerão pela segunda vez (a primeira foi em 2014) em Taicang, na China, em 5 e 6 de maio, num circuito totalmente plano (perímetro de dois quilómetros) e em que se espera, uma vez mais, organização de excelência.

Hirooki Arai e Kai Kobayashi, medalhados nos Campeonatos do Mundo de Londres, em 2017, prata e bronze respetivamente, na prova dos 50 km, apresentam-se como as grandes figuras da seleção nipónica, completando a equipa outros três especialistas, Yuki Ito, Hayato Katsuki e Sitoshi Maruo. Note-se que de fora ficou Tomohiro Noda, vencedor dos nacionais de Wajima, com a marca de 3:45:56!

Por razões de calendarização e contratualização (os Nacionais de Marcha na distância, em Wajima, disputam-se sempre em abril de cada ano), a participação nipónica em Taças do Mundo/Mundiais de Marcha tem sido relegada para plano secundário e assim é há quase duas décadas. Desta vez o Japão apresenta-se claramente como favorito a uma das medalhas coletivas na prova dos 50 km masculinos.

Na vertente feminina a estreia no evento será adiada uma vez que a 15 deste mês foi realizada em Wajima a primeira competição no Japão, com resultados muito positivos - Serena Sonoda, a vencedora, realizou a 6.ª melhor marca mundial do ano, com as quatro seguintes atletas a posicionarem-se nas 10.ª, 14.ª, 18.ª e 20.ª posições no ranking mundial da distância o que, extrapolando-se os dados para o Mundial, se pode afirmar que certamente o país alcançaria uma posição no pódio.

Também nos 20 km masculinos o nível qualitativo é elevadíssimo, com os cinco atletas indicados para Taicang - Isamu Fujisawa, Koki Ikeda, Daisuke Matsunaga, Eiki Takahashi e Toshikazu Yamanishi – a realizarem este ano marcas abaixo da uma hora e vinte minutos. Três japoneses lideram o ranking mundial do ano, Takahashi (1:17:26), Yamanishi (1:17:41) e Matsunaga (1:1746). Por isso, o Japão é claramente favorito à medalha de ouro. Em 2014, pela primeira vez, alcançaram uma medalha (bronze) neste evento.

Nos 20 km femininos a seleção é constituída por Kaori Kawazoe, Ai Michiguchi, Kumiko Okada e Yuki Yoshizumi. Okada é a melhor das nipónicas tendo realizado em fevereiro deste ano, em Kobe, a marca de 1:32:22.

Nos 10 km juniores (Sub-20), também aqui com equipas completas, o selecionado masculino é formado por Hiroto Jusho, Sho Sakazaki (venceu em Wajima com o tempo de 40:30) e Takumi Suzuki. Depois da medalha coletiva de prata (2014) e da de bronze (2016), seguir-se-á outra medalha este ano? No setor feminino vamos ter em ação Nanako Fujii (triunfou em Wajima com 45:42), Maika Yagi e Yumi Yoshida.