sexta-feira, 13 de abril de 2018

Wajima na estreia dos Campeonatos do Japão de 50 km marcha femininos

Cartaz do evento. Montagem: O Marchador

Wajima vai receber este domingo a edição n.º 102 dos campeonatos nipónicos de 50 km marcha, numa organização da Federação de Atletismo do Japão (JAAF) e da autarquia de Ishikawa, numa parceria estabelecida há vários anos e cujo circuito, com um perímetro de 2 km, certificado por medidor da IAAF, ladeia as principais artérias da cidade.

Este ano a grande novidade é a realização, pela primeira vez no país, de uns campeonatos nacionais femininos de 50 km, espaço privilegiado para as atletas do país do Sol Nascente testarem as suas qualidades na distância mais longa (para já, e até ver, só no setor masculino) do programa olímpico do atletismo.

Atendendo à data aprazada para os Mundiais de Nações, já em maio próximo, não haverá tempo para o país apresentar uma seleção feminina na estreia da prova nos Mundiais de Nações. E isso nem constitui novidade no setor masculino que, por via das obrigações contratuais com a autarquia local (os 50 km realizam-se sempre em abril de cada ano), a seleção masculina não tem apresentado equipa desde a edição de 2002. Mas, desta vez, abriu-se uma exceção com o forte selecionado nipónico para Taicang a ser candidato a medalha, com o campeão da edição de 2017, Hirooki Arai, medalha de prata nos Mundiais de Londres, e Kai Kobayashi (medalha de bronze na mesma competição) integrados na seleção, que se apresenta com equipa completa.

As competições de 50 km decorrerão no dia de domingo (15/4), iniciando-se pelas 7:30 horas, integrando o programa deste mesmo dia provas de 5 km (11:30h, rapazes, e 12:10h, meninas) para os escalões jovens. Na jornada de sábado (14/4) haverá provas de 10 km seniores e Sub-20, às 13:30 horas (masculinos) e às 14:30 horas (femininos), bem como, abrindo o programa, às 12:30h, uma de 3 km (rapazes) e outra, na mesma distância, para as meninas.

É habitual a organização convidar juízes internacionais de marcha para atuarem nos seus mais importantes eventos da especialidade, e este ano, até de acordo com as novas regras estabelecidas pela IAAF para acesso às grandes competições mundiais, teremos a presença, na edição deste ano, de José Dias (Portugal), Daniel Michaud (Canadá), Frédéric Bianchi (Suíça), Sardito (Indonésia), Govindaraju Sinnappan (Singapura) e Akira Fujisaki (Japão).

Lista de inscritos, aqui.